AdTech Security & Defense

Serie “Fauda” apresenta sistemas de Guerra eletrônica

A série Fauda (Netflix) é uma série de produção israelense que traz em sua quarta temporada, cenas de conflitos militares e operações de segurança com uso de VANTs, mais especificamente nos episódios 5, 8 e 10. Dentre elas, algumas cenas mostram como o setor de inteligência atua na interceptação de dados, nos quais incluem reconhecimento facial, envio e receptação de mensagens de texto SMS, ligações e outras situações.

Hoje é possível com sistemas de softwares e equipamentos de vigilância encontrar sinais de celulares com alta precisão, e isso se faz importante pois imaginando situações de sequestro ou de desastres, com tais sistemas podemos localizar pessoas em situações em que cada segundo conta para resolver com o menor risco possível.

imagem_2023-08-21_111410142
Uso de Drone para monitoramento e busca de veículos em estradas. Cena da serie FAUDA - Disponivel em Netflix

É importante ressaltar que, apesar de existentes, são tecnologias de nível policial e militar, sendo extremamente difícil, ou até impossível, o uso por pessoas mal-intencionadas.

Mas o que tem a ver esse assunto com a AdTech? Tem muito a ver: nosso VANT HARPIA é produzido principalmente com a visão para o setor de segurança pública, e por isso são equipados com avançados sistemas de vigilância, seja por meio ótico, ou por meio de rádio.

Sem Título-2w
O HARPIA possui módulos de monitoramento similares ao demonstrado na série israelense. São módulos exclusivos para as Forças de Defesa e Segurança Pública.

A Aeronave HARPIA recebeu módulos de monitoramento do espectro eletromagnético, similares ao demonstrado na série israelense. São módulos exclusivos para as Forças de Defesa e Segurança Pública.

Com isso, o HARPIA tem a capacidade de triangular sinais de rádio e celular, localização de objetos, pessoas e até veículos. Sendo, portanto, uma importante ferramenta que pode ser empregada em diversas situações, inclusive em desastres naturais, como soterramentos e apoio no resgate de pessoas sequestradas ou perdidas em matas fechadas.